In/exclusão escolar: a invenção de tipos específicos de alunos
DOI:
https://doi.org/10.17227/01203916.54rce96.119Palabras clave:
Inclusão escolar, alunos com deficiência, aluno problema, currículo escolar, dificuldade da aprendizagemResumen
Este trabalho apresenta, analisa e discute os dados de 371 pareceres pedagógicos e 105 entrevistas com professores sobre como eles posicionam os alunos que apresentam dificuldade de aprendizagem . Entre tais alunos, observouse que é feita uma distinção entre aqueles considerados alunos problemas e os considerados alunos com deficiência . Entre os alunos problema, estão os que possuem diagnóstico médico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) ou que, segundo os professores, têm os sintomas desse transtorno e os que apresentam problemas de aprendizagem. Entre os alunos com deficiência, estão os que apresentam deficiência sensorial, cognitiva ou física. Todos eles são posicionados pelos professores como alunos de inclusão . As posições de aluno problema , aluno com deficiência e de aluno de inclusão, são construídas a partir de fronteiras imaginárias que separam o aprendente do não-aprendente, o aluno médio do aluno insuficiente, a corrigibilidade da incorrigibilidade, o incluído do excluído, etc. Problematizando esses enunciados e outras questões que se relacionam ao tema inclusão escolar , o trabalho traz alguns excertos dos materiais da pesquisa para dar materialidade à idéia de invenção de tipos específicos de alunos e de posições necessárias ocupadas por eles no currículo escolar.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2008 Revista Colombiana de Educación
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Todo el trabajo debe ser original e inédito. La presentación de un artículo para publicación implica que el autor ha dado su consentimiento para que el artículo se reproduzca en cualquier momento y en cualquier forma que la Revista Colombiana de Educación considere apropiada. Los artículos son responsabilidad exclusiva de los autores y no necesariamente representan la opinión de la revista, ni de su editor. La recepción de un artículo no implicará ningún compromiso de la Revista Colombiana de Educación para su publicación. Sin embargo, de ser aceptado los autores cederán sus derechos patrimoniales a la Universidad Pedagógica Nacional para los fines pertinentes de reproducción, edición, distribución, exhibición y comunicación en Colombia y fuera de este país por medios impresos, electrónicos, CD ROM, Internet o cualquier otro medio conocido o por conocer. Los asuntos legales que puedan surgir luego de la publicación de los materiales en la revista son responsabilidad total de los autores. Cualquier artículo de esta revista se puede usar y citar siempre que se haga referencia a él correctamente.