Análise do conhecimento pedagógico do conteúdo a partir da perspectiva do educando
DOI:
https://doi.org/10.17227/01203916.3362Resumen
Partindo da proposta de estudo da base de conhecimentos para o ensino,
procuramos estudar a influência da percepção dos estudantes no
reconhecimento do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK) a partir de
uma análise qualitativa e quantitativa. Foram coletados dados sobre o
planejamento e sobre as representações do conteúdo de um professor em uma
disciplina de graduação, dados a partir da observação e registros audiovisuais
das aulas e entrevistas com o professor e com os alunos. Baseado no referencial
teórico de Shulman e no modelo de representação do PCK de Morine-Dershimer
e Kent, verificamos que há componentes do PCK que são expressos com maior
clareza pelos estudantes frente a outros. Ainda, a análise quantitativa, apesar de
apresentar pontos incertos, aponta indícios de concordância com a análise
qualitativa podendo auxiliar no reconhecimento do PCK.
Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 1969 TED: Tecné, Episteme y Didaxis
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Todo el trabajo debe ser original e inédito. La presentación de un artículo para publicación implica que el autor ha dado su consentimiento para que el artículo se reproduzca en cualquier momento y en cualquier forma que la revista Tecné, Episteme y Didaxis: TED considere apropiada. Los artículos son responsabilidad exclusiva de los autores y no necesariamente representan la opinión de la revista, ni de su editor. La recepción de un artículo no implicará ningún compromiso de la revista Tecné, Episteme y Didaxis: TED para su publicación. Sin embargo, de ser aceptado los autores cederán sus derechos patrimoniales a la Universidad Pedagógica Nacional para los fines pertinentes de reproducción, edición, distribución, exhibición y comunicación en Colombia y fuera de este país por medios impresos, electrónicos, CD ROM, Internet o cualquier otro medio conocido o por conocer. Los asuntos legales que puedan surgir luego de la publicación de los materiales en la revista son responsabilidad total de los autores. Cualquier artículo de esta revista se puede usar y citar siempre que se haga referencia a él correctamente.