LEITURA DE IMAGEM INTERDISCIPLINAR: ANÁLISES DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO
Palabras clave:
Leitura de Imagem, Alfabetização Visual, Leitura de Imagem Interdisciplinar, Formação de ProfessoresResumen
A pesquisa tem como tema as imagens sem movimento e figurativas utilizadas nas áreas de Ciências Naturais. O referencial epistemológico foi pautado em Feyerabend (1977) e Japiassu (1976). As referências teóricas sobre imagem foram: Dondis (2015), Panofsky (2014), Gombrich (2012) e Merleau-Ponty (2006), e a própria Leitura de Imagem Interdisciplinar – LI2 (Silva & Neves, 2018). Nossos objetivos foram: contribuir com referenciais teóricos para leitura/análise de imagens para a área de Ciências Naturais e apresentar análises de imagem elaboradas por alunos/professores a partir da LI2 . A partir dos resultados inferimos a necessidade em desenvolvermos cursos de formação de professores da área de Ciências da Natureza que propiciem referencial teórico-práticos que contribuam para a alfabetização visual.
Descargas
Citas
Chassot, A. (2018). Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 8 ed. Ijuí: Ed. Unijui. 436p.
Demo, P. (2004). Pesquisa participante: saber pensar e intervir juntos. V. 8. Brasília: Limber. 112p.DONDIS, A. D. (2015).
Sintaxe da linguagem visual. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes.236p.
Feyerabend, P. (1977). Contra o método. Trad. Octanny S. da Mota e Leonidas Hegenberg. Rio de Janeiro: Francisco Alves. 488p.
Freire, P. (1987). Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra. 184p.
Gombrich, E. (2012). Os usos das imagens: estudos sobre a função da arte e da comunicação visual. Trad. Alexandre Salvaterra. Porto Alegre: Bookman. 340 p
Japiassu, H. (1976). Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago. 200p.
Merleau-Ponty, M. (2006) Fenomenologia da percepção. Trad. Carlos Alberto Ribeiro de Moura. São Paulo: Martins Fontes. 466p.
Panofsky, E. (2014). Significado nas Artes Visuais. Trad. M. C. F. Keese e J. Guinsburg 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 2014.440p.
Silva, J. A. P.; Neves, M. C. D. (2016). Leitura de imagem: reflexões e possibilidades teórico-práticas. Labore em Ensino de Ciências, Campo Grande, 1 (1), 128-136. Recuperado em 11 setembro, 2020, de http://seer.ufms.br/index.php/labore/article/view/2866/pdf.
Silva, J. A. P.; Neves, M. C. D. (2018). Leitura de imagens como possibilidade de aproximação entre arte e ciência. Em Aberto, Brasília, 31 (103), 23-38, set./dez. Recuperado em 11 setembro, 2020, de http://rbepold.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4002.
Silva, J. A.P.; Danhoni Neves, M. C. (2015). O Codex Cigoli-Galileo: Ciência, Arte e Religião num enigma copernicano. Maringá: EDUEM, 2015. 430 p.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Todo el trabajo debe ser original e inédito. La presentación de un artículo para publicación implica que el autor ha dado su consentimiento para que el artículo se reproduzca en cualquier momento y en cualquier forma que la revista Tecné, Episteme y Didaxis: TED considere apropiada. Los artículos son responsabilidad exclusiva de los autores y no necesariamente representan la opinión de la revista, ni de su editor. La recepción de un artículo no implicará ningún compromiso de la revista Tecné, Episteme y Didaxis: TED para su publicación. Sin embargo, de ser aceptado los autores cederán sus derechos patrimoniales a la Universidad Pedagógica Nacional para los fines pertinentes de reproducción, edición, distribución, exhibición y comunicación en Colombia y fuera de este país por medios impresos, electrónicos, CD ROM, Internet o cualquier otro medio conocido o por conocer. Los asuntos legales que puedan surgir luego de la publicación de los materiales en la revista son responsabilidad total de los autores. Cualquier artículo de esta revista se puede usar y citar siempre que se haga referencia a él correctamente.