Inclusão científica: ensino e aprendizagem de química centrado na investigação e na prática
DOI:
https://doi.org/10.17227/01203916.236Resumen
O projeto “Inclusão científica e Universitária de alunos e professores da rede pública: ensino e aprendizagem de Química focados na investigação e na prática” nasceu na disciplina Estágio Supervisionado em Ensino de Química I e foi aplicado na sua continuidade. Seu objetivo foi conseguir que os licenciandos desenvolvessem atividades de ensino baseadas na investigação orientada com a finalidade de colocar os alunos a quem eles aplicariam estas atividades em condições de compreender a produção da Ciência e oferecerlhes a possibilidade de desmistificar a figura do cientista e a construção da Ciência. Outro propósito do trabalho foi a articulação das atividades desenvolvidas no estágio supervisionado com o desenvolvimento de atividades diferenciadas para os estudantes de Ensino Médio e professores de Química em exercício. O entusiasmo dos licenciandos na preparação planejamento e execução da proposta, a receptividade dos estudantes de Educação Básica e dos profesores indicou que o projeto apresentou e apresenta (as atividades contianuam a ser desenvolvidas) grande potencial no proceso de formação inicial e continuada de profesores, pois favorece sua reflexão na ação e sobre a ação, bem como na aprendizagem dos alunos.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 1969 TED: Tecné, Episteme y Didaxis
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Todo el trabajo debe ser original e inédito. La presentación de un artículo para publicación implica que el autor ha dado su consentimiento para que el artículo se reproduzca en cualquier momento y en cualquier forma que la revista Tecné, Episteme y Didaxis: TED considere apropiada. Los artículos son responsabilidad exclusiva de los autores y no necesariamente representan la opinión de la revista, ni de su editor. La recepción de un artículo no implicará ningún compromiso de la revista Tecné, Episteme y Didaxis: TED para su publicación. Sin embargo, de ser aceptado los autores cederán sus derechos patrimoniales a la Universidad Pedagógica Nacional para los fines pertinentes de reproducción, edición, distribución, exhibición y comunicación en Colombia y fuera de este país por medios impresos, electrónicos, CD ROM, Internet o cualquier otro medio conocido o por conocer. Los asuntos legales que puedan surgir luego de la publicación de los materiales en la revista son responsabilidad total de los autores. Cualquier artículo de esta revista se puede usar y citar siempre que se haga referencia a él correctamente.