METODOLOGIA NO ENSINO DE FÍSICA: QUAIS CONCEITOS PODEMOS ABORDAR AO CONSTRUIR UM FANTASMA DE PEPPER?
Palabras clave:
Fantasma de Pepper, Aprendizagem significativa, Leis da reflexão, ResistividadeResumen
Neste trabalho, temos como objetivo ensinar conteúdos de Física como leis da reflexão e resistividade, através do estudo de um “Fantasma de Pepper”, utilizando-se aulas experimentais com contextualizações históricas e culturais. Nessas aulas utilizamos a Teoria de Aprendizagem Significativa de Ausubel. As atividades das aulas estão contidas em dois cadernos didáticos: o do professor e o do aluno. Esses cadernos foram aplicados em uma turma de segundo ano do Ensino Médio no Colégio Agrícola Augusto Ribas, Ponta Grossa – PR, Brasil, em 2019. Para avaliar a aprendizagem dos alunos, foram aplicados questionários e produzidos mapas mentais. A análise qualitativa deste material foi realizada pelo software IRAMUTEQ e nos permite concluir que quase 2/3 dos alunos apresentaram indícios de aprendizagem significativa.
Descargas
Citas
Medeiros, A.(2006). A história e a física do fantasma de pepper. Cad. Bras. Ens. Fís., v. 23, n. 3: p. 329-344, dez..
Mendes, J.F.; Costa, I.F.; De Sousa, C.M.S.G.. (2012). O uso do software Modellus na integração entre conhecimentos teóricos e atividades experimentais de tópicos de mecânica. Rev.Bras.Ens.Fís., São Paulo, v. 34, n. 2, p. 1-9.
Menegazzo, R.C.S. (2013). O sentido da visão e a ilusão de ótica: atividades complementares. X Educere: I SIRSSE, 2011.
Moreira, M. A. Aprendizagem significativa em mapas conceituais (Textos de apoio ao professor de física), ISSN 1807-2763; v. 24, n.6) – Porto Alegre: UFRGS, Instituto de Física
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Todo el trabajo debe ser original e inédito. La presentación de un artículo para publicación implica que el autor ha dado su consentimiento para que el artículo se reproduzca en cualquier momento y en cualquier forma que la revista Tecné, Episteme y Didaxis: TED considere apropiada. Los artículos son responsabilidad exclusiva de los autores y no necesariamente representan la opinión de la revista, ni de su editor. La recepción de un artículo no implicará ningún compromiso de la revista Tecné, Episteme y Didaxis: TED para su publicación. Sin embargo, de ser aceptado los autores cederán sus derechos patrimoniales a la Universidad Pedagógica Nacional para los fines pertinentes de reproducción, edición, distribución, exhibición y comunicación en Colombia y fuera de este país por medios impresos, electrónicos, CD ROM, Internet o cualquier otro medio conocido o por conocer. Los asuntos legales que puedan surgir luego de la publicación de los materiales en la revista son responsabilidad total de los autores. Cualquier artículo de esta revista se puede usar y citar siempre que se haga referencia a él correctamente.