O PENSAMENTO ADULTO EM DOCENTES SOB A LUZ DE GÉRARD VERGAUD
Palabras clave:
Teoria dos Campos Conceituais, Jean Piaget, Gérard Vergnaud, Formação DocenteResumen
A Teoria dos Campos Conceituais (TCC), foi estabelecida em 1990 por Gérard Vergnaud, e é constituída por um conjunto de
conceitos (C), situações (S), invariantes operatórios (I) e formas de linguagem (Y). Portanto, objetiva-se analisar as respostas de duas
professoras para duas atividades operatórias piagetianas com base na TCC, e apontar possíveis implicações para a formação docente.
A metodologia é baseada em um estudo de caso, de natureza qualitativa, com a coleta de dados inspirada no método clínico crítico de
Jean Piaget, e a análise com base na TCC. Pode-se concluir que a investigação dos esquemas evocados por sujeitos adultos,
principalmente docentes, é de extrema importância, e apresenta proposições por vezes inesperadas, que podem contribuir para
pesquisas relacionadas a esta temática.
Descargas
Citas
Delval, J. e Kohen, R. (2003). Alguns desencontros. Em Sebarroja, J. C., e outros. (Org.), Pedagogias do Século XX (pp. 109-
. Porto Alegre, Brasil: Artmed.
Delval, R. (2002) Introdução à Prática do Método Clínico: Descobrindo o Pensamento das Crianças. Porto Alegre, Brasil:
Artmed.
Fermiano, M. A. B. (2000). Nível cognitivo de alunos do curso de magistério (dissertação de mestrado). Universidade Estadual
de Campinas -Faculdade de Educação, Campinas, São Paulo.
Gil, A. C. (2008). Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo, Brasil: Atlas.
Kamii, C. e Devries, R. (1985). O conhecimento físico na educação pré-escolar: implicações da teoria de Piaget. Porto Alegre,
Brasil: Artes Médicas.
Vergnaud, Gérard. (1986). Psicologia do desenvolvimento cognitivo e didática das matemáticas. Um exemplo: as estruturas
aditivas. Análise Psicológica. 1(V), 75-90.
Vergnaud, Gérard. (1990). La Teoría de los Campos Conceptuales. Recherches em Didáctique des Mathématiques, 10(2),
-170.
Vergnaud, Gérard. (2017). A didática é uma provocação ela é um desafio. Em Grossi, E. P. (Org.), Piaget e Vygotsky em
Gérard Vergnaud: Teoria dos Campos Conceituais TCC (pp. 12-37). Porto Alegre, Brasil: GEEMPA.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Todo el trabajo debe ser original e inédito. La presentación de un artículo para publicación implica que el autor ha dado su consentimiento para que el artículo se reproduzca en cualquier momento y en cualquier forma que la revista Tecné, Episteme y Didaxis: TED considere apropiada. Los artículos son responsabilidad exclusiva de los autores y no necesariamente representan la opinión de la revista, ni de su editor. La recepción de un artículo no implicará ningún compromiso de la revista Tecné, Episteme y Didaxis: TED para su publicación. Sin embargo, de ser aceptado los autores cederán sus derechos patrimoniales a la Universidad Pedagógica Nacional para los fines pertinentes de reproducción, edición, distribución, exhibición y comunicación en Colombia y fuera de este país por medios impresos, electrónicos, CD ROM, Internet o cualquier otro medio conocido o por conocer. Los asuntos legales que puedan surgir luego de la publicación de los materiales en la revista son responsabilidad total de los autores. Cualquier artículo de esta revista se puede usar y citar siempre que se haga referencia a él correctamente.