A lembrança estimulada por vídeo na formação continuada de professores de química
Palabras clave:
Formação continuada, Lembrança estimulada por vídeo, Ensino de química, Problema sociocientífico, Planejamento didáticoResumen
A Lembrança Estimulada por Vídeo (LEV) é uma técnica de pesquisa pela qual um sujeito reflete sobre suas ações a partir de um registro audiovisual. Trazemos como objetivo analisar o potencial da LEV na formação continuada de uma professora de Química sobre o Modelo Topológico de Ensino (MTE). Nossos resultados apontam que a LEV teve potencial de fazer a professora expressar suas noções sobre os elementos teóricos do MTE, as quais impactaram sua performance na sala de aula. Os resultados sugerem que a LEV é uma técnica de pesquisa com potencial para aprimorar a formação continuada e a autorreflexão de docentes.
Descargas
Citas
Aizawa, A., Giordan, M., Silva-Neto, A. B. (2017, 03 a 06 de julho). A lembrança estimulada por vídeo como ferramenta de análise dos modos gestuais de licenciandos em Química. [Apresentação de trabalho]. Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis.
Dempsey, N. P. (2010). Stimulated recall interviews in Ethnography. Qualitative Sociology, 33, 349-367. https://doi.org/10.1007/s11133-010-9157-x
Giordan, M. (2013). Computadores e linguagens nas aulas de Ciências (reimp.). Editora Unijuí.
Lourenço, A. B., Michaliski, L. F., Weinberger, A., Queiroz, S. L. (2021). Lembrança estimulada no desenvolvimento da prática reflexiva de licenciandos em Química sobre argumentação. Química Nova na Escola, 41(1), 129-140. http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc43_1/14-AEQ-90-20.pdf
Maceno, N. G. (2020). A avaliação em sequências didáticas no ensino de Ciências: contribuições para o planejamento, ação e reflexão docente [Tese de Doutorado, Universidade de São Paulo].
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Todo el trabajo debe ser original e inédito. La presentación de un artículo para publicación implica que el autor ha dado su consentimiento para que el artículo se reproduzca en cualquier momento y en cualquier forma que la revista Tecné, Episteme y Didaxis: TED considere apropiada. Los artículos son responsabilidad exclusiva de los autores y no necesariamente representan la opinión de la revista, ni de su editor. La recepción de un artículo no implicará ningún compromiso de la revista Tecné, Episteme y Didaxis: TED para su publicación. Sin embargo, de ser aceptado los autores cederán sus derechos patrimoniales a la Universidad Pedagógica Nacional para los fines pertinentes de reproducción, edición, distribución, exhibición y comunicación en Colombia y fuera de este país por medios impresos, electrónicos, CD ROM, Internet o cualquier otro medio conocido o por conocer. Los asuntos legales que puedan surgir luego de la publicación de los materiales en la revista son responsabilidad total de los autores. Cualquier artículo de esta revista se puede usar y citar siempre que se haga referencia a él correctamente.