9A014 A Polêmica da Fosfoetanolamina na Formação Inicial de Professores de Química: Reflexões sobre Comunicação e Ética na Ciência
Palabras clave:
Fosfoetanolamina, Sequência Didática, Divulgação CientíficaResumen
Alguns objetivos para o Ensino de Ciências na Educação Básica são a compreensão do seu funcionamento e a forma como se divulgam seus produtos. Aliado a esse objetivo, trazer temas que promovam o engajamento dos estudantes e passíveis de problematização sociocientífica se coloca como necessário para dar sentido aos objetos estudados em sala de aula. Destarte, a ação docente é fundamental para a implementação desses tópicos, aspecto que merece destaque na formação inicial e continuada de professores de Química. O presente trabalho mostra como a polêmica da liberação da fosfoetanolamina no Brasil pode contribuir como tema problematizador para o planejamento do ensino de Química, bem como suscitar discussões acerca dos meios pelos quais a comunidade científica tem seus produtos divulgados para o público em geral a partir de um minicurso produzido por licenciandos em Química
Descargas
Citas
PÉREZ, L. F. M. e CARVALHO, W. L. P. (2012) Contribuições e dificuldades da abordagem de questões sociocientíficas na prática de professores de Ciências. Educação e Pesquisa, 38(3), 727 – 741.
PIVETTA, M. (2016) A prova final da fosfoetanolamina. Pesquisa FAPESP, 243, 17-23.
SANTOS, W. L. P. (2007) Contextualização no ensino de Ciências por meio de temas CTS em uma perspectiva crítica. Ciência & Ensino, 1, 1 – 12.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Todo el trabajo debe ser original e inédito. La presentación de un artículo para publicación implica que el autor ha dado su consentimiento para que el artículo se reproduzca en cualquier momento y en cualquier forma que la revista Tecné, Episteme y Didaxis: TED considere apropiada. Los artículos son responsabilidad exclusiva de los autores y no necesariamente representan la opinión de la revista, ni de su editor. La recepción de un artículo no implicará ningún compromiso de la revista Tecné, Episteme y Didaxis: TED para su publicación. Sin embargo, de ser aceptado los autores cederán sus derechos patrimoniales a la Universidad Pedagógica Nacional para los fines pertinentes de reproducción, edición, distribución, exhibición y comunicación en Colombia y fuera de este país por medios impresos, electrónicos, CD ROM, Internet o cualquier otro medio conocido o por conocer. Los asuntos legales que puedan surgir luego de la publicación de los materiales en la revista son responsabilidad total de los autores. Cualquier artículo de esta revista se puede usar y citar siempre que se haga referencia a él correctamente.