Os jogos e o ensino dos números inteiros
Palabras clave:
Números Inteiros, Jogos, Interesse, Educação.Resumen
O estudo dos números inteiros é muito importante, visto que praticamente tudo que envolve matemática a partir deste conteúdo necessita a compreensão das operações com números inteiros. Nosso artigo teve por objetivo ressaltar a importância do uso de jogos no Ensino da Matemática. O Jogo Twister da Matemática foi aplicado em uma escola de Ensino Fundamental, localizada no município de Ponta Grossa-PR, numa turma de 7º ano com 16 alunos, durante o período de 2 horas-aula. No decorrer do desenvolvimento da atividade percebemos a motivação e o interesse dos alunos. Obtivemos como resultado o interesse e a curiosidade dos alunos em relação ao tema Números Inteiros e a motivação proporcionada pelo jogo, que mostra como é importante utilização de alguma inovação para o ensino dos números negativos, além de desenvolver o raciocínio e despertar o interesse dos alunos.Descargas
Citas
Brasil. (1998) Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental.
Brasília: Ministério da Educação.
Starepravo, A. R. (2009) Mundo das ideias: jogando com a matemática, números
e operações. Curitiba: Anymará.
Smole, K. S; Diniz, M. I; Milani, E. (2007). Jogos de matemática de 6º a 9º ano. Porto
Alegre: Artmed.
Vieira, R.S. (2008) O Uso de Analogias, Alegorias e Metáforas no Ensino dos
Números Inteiros. Retrieved 17 maio 2016 from:
http://www.ufrgs.br/espmat/disciplinas/tcc/exemplotextoprontonormas.pdf
Morinaga, P. E. (2003) A Utilização de Jogos no Ensino da Matemática. Retrieved
maio 2016 from:
http://www2.dm.ufscr.br/~darezzo/tb2003/patricia_eiko.pdf.
Mangili, L. M.(2007) Os Jogos e os Números Inteiros. Retrieved 17 maio 2016 from:
http://www.bib.unesc.net/biblioteca/sumario/000031/00003194.pdf.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 TED: Tecné, Episteme y Didaxis
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Todo el trabajo debe ser original e inédito. La presentación de un artículo para publicación implica que el autor ha dado su consentimiento para que el artículo se reproduzca en cualquier momento y en cualquier forma que la revista Tecné, Episteme y Didaxis: TED considere apropiada. Los artículos son responsabilidad exclusiva de los autores y no necesariamente representan la opinión de la revista, ni de su editor. La recepción de un artículo no implicará ningún compromiso de la revista Tecné, Episteme y Didaxis: TED para su publicación. Sin embargo, de ser aceptado los autores cederán sus derechos patrimoniales a la Universidad Pedagógica Nacional para los fines pertinentes de reproducción, edición, distribución, exhibición y comunicación en Colombia y fuera de este país por medios impresos, electrónicos, CD ROM, Internet o cualquier otro medio conocido o por conocer. Los asuntos legales que puedan surgir luego de la publicación de los materiales en la revista son responsabilidad total de los autores. Cualquier artículo de esta revista se puede usar y citar siempre que se haga referencia a él correctamente.