1B119 Formação de professores de ciências da natureza para elaboração de sequências didáticas
Palabras clave:
Atividade Experimental; Formação Continuada e Inicial; Currículo de Ciências.Resumen
O objetivo deste artigo foi o de analisar o discurso de professores de Ciências da Natureza, da Rede Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul, participantes de uma formação continuada para a elaboração de Sequências Didáticas contendo Atividades Experimentais. A metodologia pautou-se na abordagem qualitativa, a partir da Análise de Discurso dos professores participantes, que responderam a três questões abertas. A análise ocorreu à luz de referenciais teóricos que abordam sobre o assunto. Os resultados da investigação permitem inferir a urgência de se consolidar e incorporar na formação inicial e continuada de professores de Ciências da Natureza o desenvolvimento de Sequencias Didáticas contendo Atividades Experimentais.
Descargas
Citas
Fontoura, H. A, Pierrô, G. M. de S., Chaves, I. M. A. B.(2011). Didática: do ofício e da arte de ensinar. Niterói, Brasil: Ed Intertexto. Goodson, E.F. (1995). Currículo: teoria e história. Petrópolis, Brasil: Vozes. Krasilchik, M. (2008). Prática de ensino de biologia. São Paulo, Brasil: Editora da Universidade de São Paulo. Marandino, M., Selles, S. E. & Ferreira, M. S.(2009). Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo, Brasil: Cortez. Mizukami, M. da G. N. (2003). A pesquisa sobre formação de professores: metodologias alternativas. EnR. L. L. Barbosa. (Ed.), Formação de Educadores: desafios e perspectivas (pp. 201-232). São Paulo, Brasil: Editora UNESP. Weckerlin, E.R. & Machado, V. de M. (2014). Uma proposta de formação continuada de professores de ciências de Ponta Porã – MS: elaboração de uma sequência didática para o 7º ano do ensino fundamental (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil. Zabala, A. (1998). A prática educativa. Porto Alegre, Brasil: Artmed.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Todo el trabajo debe ser original e inédito. La presentación de un artículo para publicación implica que el autor ha dado su consentimiento para que el artículo se reproduzca en cualquier momento y en cualquier forma que la revista Tecné, Episteme y Didaxis: TED considere apropiada. Los artículos son responsabilidad exclusiva de los autores y no necesariamente representan la opinión de la revista, ni de su editor. La recepción de un artículo no implicará ningún compromiso de la revista Tecné, Episteme y Didaxis: TED para su publicación. Sin embargo, de ser aceptado los autores cederán sus derechos patrimoniales a la Universidad Pedagógica Nacional para los fines pertinentes de reproducción, edición, distribución, exhibición y comunicación en Colombia y fuera de este país por medios impresos, electrónicos, CD ROM, Internet o cualquier otro medio conocido o por conocer. Los asuntos legales que puedan surgir luego de la publicación de los materiales en la revista son responsabilidad total de los autores. Cualquier artículo de esta revista se puede usar y citar siempre que se haga referencia a él correctamente.