2B045 Prática pedagógica gamificada num evento de matemática

Autores/as

  • Henrique Treml Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Luiz Otavio Rodrigues Mendes Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Emerson Blum Corrêa Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Luciane Grossi Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Fabiane de Oliveira Universidade Estadual de Ponta Grossa

Palabras clave:

Gamificação. Olimpíada de Matemática. Estratégia de Ensino. Educação.

Resumen

Este trabalho apresenta perspectivas e potencialidades de uma atividade gamificada implementada no 1º Encontro Regional PR03 Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) / Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) Na Escola (ONE). Os sujeitos da pesquisa foram alunos do Ensino Fundamental (E. F.) e Ensino Médio (E. M.), participantes do PIC / ONE e estandistas. A atividade ocorreu nas dependências da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), envolveu a resolução de problemas originados de uma narrativa num contexto intergaláctico. Os dados, obtidos por questões abertas e tipo Likert, foram analisados por métodos mistos em um delineamento convergente. Os resultados evidenciaram que a atividade promoveu maior envolvimento, curiosidade e propiciou maior visitação aos estandes do evento.

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Citas

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Publicado

2018-11-15

Cómo citar

Treml, H., Mendes, L. O. R., Corrêa, E. B., Grossi, L., & Oliveira, F. de. (2018). 2B045 Prática pedagógica gamificada num evento de matemática. Tecné, Episteme Y Didaxis: TED, (Extraordin). Recuperado a partir de https://revistas.upn.edu.co/index.php/TED/article/view/8931