1A036 Desenvolvendo poliedros de Platão a partir de uma prática diversificada
Palabras clave:
Geometria Espacial; Sólidos de Platão; Ensino de Matemática.Resumen
Buscar novas estratégias de ensino é importante para o desenvolvimento do processo educacional da disciplina de Matemática. Nessa premissa, este trabalho objetiva apresentar um relato de experiência relacionado ao ensino do conteúdo Poliedros de Platão e a relação de Euler. A proposta, pautada em uma prática que se caracteriza tangível, utilizando materiais manipuláveis, foi desenvolvida com alunos do 2ª ano do Ensino Médio adjunto ao curso de Técnico Agrícola. Ao término foram aplicados questionários com perguntas abertas, que aportam as reflexões decorrentes no texto. Analisa-se que a proposta trouxe benefícios à aprendizagem dos alunos, sobretudo no que tange à motivação e melhor compreensão dos conteúdos.
Descargas
Citas
DANTE, L. R. Projeto Teláris: Matemática – 6º ano. São Paulo: Ática, 2014.
DOLCE, O. & POMPEO, J. N. Fundamentos da Matemática Elementar 10: Geometria Espacial – posição e métrica. (6a ed.). São Paulo: Atual, 2011.
DUVAL. R. (2009) Semioses e pensamento humano: registros semióticos e aprendizagens intelectuais. ( L. F. Levy & M. R. A. Silveira, Trad.). São Paulo: Livraria da Física.
DUVAL, R. (1995) Registros de representações semióticas e funcionamento cognitivo da compreensão em matemática. In MACHADO, S. D. A. Aprendizagem em matemática: registros de representação semiótica. Campinas: Papirus.
JOLANDEK, E. G., MENDES, L. O. R. & BACCON, A. L. P. (2016). O ensino de geometria espacial por meio de holograma: uma possibilidade para o ensino na Matemática. In V SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA, Ponta Grossa.
SALIN, E. B. (2013) Geometria Espacial: a aprendizagem através da construção de sólidos geométricos e da resolução de problemas. Florianópolis, REVEMAT.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Todo el trabajo debe ser original e inédito. La presentación de un artículo para publicación implica que el autor ha dado su consentimiento para que el artículo se reproduzca en cualquier momento y en cualquier forma que la revista Tecné, Episteme y Didaxis: TED considere apropiada. Los artículos son responsabilidad exclusiva de los autores y no necesariamente representan la opinión de la revista, ni de su editor. La recepción de un artículo no implicará ningún compromiso de la revista Tecné, Episteme y Didaxis: TED para su publicación. Sin embargo, de ser aceptado los autores cederán sus derechos patrimoniales a la Universidad Pedagógica Nacional para los fines pertinentes de reproducción, edición, distribución, exhibición y comunicación en Colombia y fuera de este país por medios impresos, electrónicos, CD ROM, Internet o cualquier otro medio conocido o por conocer. Los asuntos legales que puedan surgir luego de la publicación de los materiales en la revista son responsabilidad total de los autores. Cualquier artículo de esta revista se puede usar y citar siempre que se haga referencia a él correctamente.