4B004 A linguagem visual na formação e na prática de professores: aspectos de artigos publicados entre 2008-2017
Palabras clave:
imagem; professores; pesquisa bibliográfica.Resumen
O fato de estarmos vivendo em uma realidade cada vez mais hiperpovoada por diferentes tipos de textos imagéticos, justifica a atualidade dos estudos sobre o tema. Neste trabalho buscamos identificar alguns aspectos de artigos que abordem a linguagem visual tratando da prática e/ou da formação de professores de ciências. Procuramos reconhecer nos estudos: papel do professor, papel da imagem, tipo de imagem, mídia, natureza do estudo, abordagem, nível de ensino, disciplina e tema. A pesquisa bibliográfica permitiu identificar uma carência de estudos nas áreas de educação e ensino de ciências que abordem a imagem na formação e na prática de professores. Esperamos ter indicado algumas preferências e carências dos trabalhos de modo a fazer surgirem novas indagações, reflexões e procedimentos para pesquisas futuras.
Descargas
Citas
Joly, Martine. (2007). Introdução à análise da imagem. Campinas: Papirus.
Santaella, Lucia. (2012). Leitura de imagens. São Paulo: Editora Melhoramentos.
Gregolin, Maria do Rosário. (2007) Análise do discurso e mídia: a (re)produção de identidades. Comunicação, mídia e consumo, São Paulo vol.4 n.11 p.11-25 nov. Retrieved from http://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/issue/view/11/showToc. Doi: 10.18568/cmc.v4i11.105.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Todo el trabajo debe ser original e inédito. La presentación de un artículo para publicación implica que el autor ha dado su consentimiento para que el artículo se reproduzca en cualquier momento y en cualquier forma que la revista Tecné, Episteme y Didaxis: TED considere apropiada. Los artículos son responsabilidad exclusiva de los autores y no necesariamente representan la opinión de la revista, ni de su editor. La recepción de un artículo no implicará ningún compromiso de la revista Tecné, Episteme y Didaxis: TED para su publicación. Sin embargo, de ser aceptado los autores cederán sus derechos patrimoniales a la Universidad Pedagógica Nacional para los fines pertinentes de reproducción, edición, distribución, exhibición y comunicación en Colombia y fuera de este país por medios impresos, electrónicos, CD ROM, Internet o cualquier otro medio conocido o por conocer. Los asuntos legales que puedan surgir luego de la publicación de los materiales en la revista son responsabilidad total de los autores. Cualquier artículo de esta revista se puede usar y citar siempre que se haga referencia a él correctamente.