A PERSPECTIVA DO ALUNO NO CONTEXTO ESCOLAR DA SALA DE AULA INVERTIDA
Palabras clave:
Sala de aula invertida, perspectiva do aluno, conjuntura escolar, alunosResumen
Essa investigação ocorreu posterior a aplicação de uma sequência de conteúdos químicos por meio da metodologia sala de aula invertida em que buscou-seresponder a seguinte indagação: sob o ponto de vista dos alunos quais os principais desafiosno contexto escolar a serem superados para a aplicação da metodologia sala de aula invertida? Foram aplicados questionários com os alunos das turmas participantes e as respostas foram analisadas qualitativamente. Os resultados apontaram duas perspectivas: a primeira refere-se a conjuntura escolar, em que os alunos reconhecem a abordagem tradicional, a estrutura escolar, os métodos avaliativos e a transposição didática, como obstáculos a serem superados tanto para possibilitar a aplicação da sala de aula invertida, como para serem superados por meio dela. Outro aspecto refere-se especificamente ao aluno, em que destacam o comportamento (vinculado a indisciplina) e a própria adaptação ao método como impasses a serem perpassados. Esse resultado também demonstra a consciência dos alunos frente a alguns desafios que transcendem a escola.
Descargas
Citas
Bergmann, J.; Sams, A. (2016) Flip your classroom: reach every student in every class every day. Eugene, Or: International
Society for Technology in Education, 2012. Study. European Scientific Journal, ESJ, v. 12, n. 10, 417.
Camargo, F; Daros, T. (2018) A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto
Alegre: Penso.
Manenova, M.; Tauchmanova, V.; Burgerova, J. (2016) Flipped classroom from the point of view of teachers of secondary
technical schools. In: International Technology, Education and Development Conference. Seville, Spain: nov. 2016
Disponível em: <http://library.iated.org/view/MANENOVA2016FLI>. Acesso em: 16 jul. 2019.
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Censo Escolar, 2018. Brasília: MEC, 2019
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Todo el trabajo debe ser original e inédito. La presentación de un artículo para publicación implica que el autor ha dado su consentimiento para que el artículo se reproduzca en cualquier momento y en cualquier forma que la revista Tecné, Episteme y Didaxis: TED considere apropiada. Los artículos son responsabilidad exclusiva de los autores y no necesariamente representan la opinión de la revista, ni de su editor. La recepción de un artículo no implicará ningún compromiso de la revista Tecné, Episteme y Didaxis: TED para su publicación. Sin embargo, de ser aceptado los autores cederán sus derechos patrimoniales a la Universidad Pedagógica Nacional para los fines pertinentes de reproducción, edición, distribución, exhibición y comunicación en Colombia y fuera de este país por medios impresos, electrónicos, CD ROM, Internet o cualquier otro medio conocido o por conocer. Los asuntos legales que puedan surgir luego de la publicación de los materiales en la revista son responsabilidad total de los autores. Cualquier artículo de esta revista se puede usar y citar siempre que se haga referencia a él correctamente.