AS PESQUISAS SOBRE O ENSINO DA FÍSICA DAS RADIAÇÕES IONIZANTES: IMPLICAÇÕES PARA PROFESSORES DE FÍSICA
Palabras clave:
Radiações Ionizantes, Revisão de Literatura, Periódicos Científicos Internacionais, Prática pedagógica de professoresResumen
Apresentamos os resultados de um levantamento sobre o Ensino da Física das Radiações Ionizantes, com foco nos trabalhos publicados na área de Ensino de Física em âmbito internacional e as implicações para professores de física. Primeiramente, definimos os descritores que direcionaram as buscas realizadas. Optamos por realizar a revisão nos periódicos científicos de maior impacto. Procuramos responder o seguinte problema: Qual é o panorama internacional da pesquisa sobre o Ensino da Física das Radiações Ionizantese implicação para a prática pedagógica de professores? O estudo justifica-se pela necessidade de conhecermos os trabalhos já realizados para termos acesso aos seus resultados e sugestões para a prática de professores em atividade docente. Um número expressivo de estudos identificados faz referência àfalta de conhecimento dos professores para ensinar as Radiações Ionizantes.
Descargas
Citas
Atwood, C. H. (1992). How much radon is too much? Journal of Chemical Education, 69, 5, 351-355.
Boyes, E., & Stanisstreet, M. (1994). Children's ideas about radioactivity and radiation: Sources, mode of travel, uses and dangers. Research in Science & Technological Education, 12(2), 145–160.
Costa, A. B., & Zoltowski, A. P. C. (2014) Como escrever um artigo de revisão sistemática. In S. H. Koller, M. C. P. de Paula Couto & J. V. Hohendorff (Orgs.), Manual de Produção Científica. Porto Alegre: Penso, 55-70.
Echer, I. C. (2001) A revisão de literatura na construção do trabalho científico. Revista Gaúcha de Enfermagem, 22, 2, 5-20.
Ferreira, N. S. A. (2002) As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade. Campinas, ano XXIII, 79, 257-271.
Hutchinson, T. P. (1997) Classroom note: Radioactivity half-lives considered as data. Journal of Applied Mathematics Decision Sciences, 1(1), 67-71.
Ronneau, C. (1990) Radioactivity: A natural phenomenon. Journal of Chemical Education, 67, 9, 736.
Teixeira, P. M. M., & Medig Neto, J. (2012) O estado da arte da pesquisa em ensino de Biologia no Brasil: um panorama baseado na análise de dissertações e teses. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 11, 2, 273-297
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Todo el trabajo debe ser original e inédito. La presentación de un artículo para publicación implica que el autor ha dado su consentimiento para que el artículo se reproduzca en cualquier momento y en cualquier forma que la revista Tecné, Episteme y Didaxis: TED considere apropiada. Los artículos son responsabilidad exclusiva de los autores y no necesariamente representan la opinión de la revista, ni de su editor. La recepción de un artículo no implicará ningún compromiso de la revista Tecné, Episteme y Didaxis: TED para su publicación. Sin embargo, de ser aceptado los autores cederán sus derechos patrimoniales a la Universidad Pedagógica Nacional para los fines pertinentes de reproducción, edición, distribución, exhibición y comunicación en Colombia y fuera de este país por medios impresos, electrónicos, CD ROM, Internet o cualquier otro medio conocido o por conocer. Los asuntos legales que puedan surgir luego de la publicación de los materiales en la revista son responsabilidad total de los autores. Cualquier artículo de esta revista se puede usar y citar siempre que se haga referencia a él correctamente.