Uma revisão a respeito do conceito de modelos atômicos
Palabras clave:
Modelos atômicos, átomo, conceito, revisãoResumen
O desenvolvimento da ciência e dos conhecimentos científicos não se dá de forma isolada ou linear, sendo os modelos atômicos um exemplo da abordagem a partir da história da ciência. Por isso, o objetivo deste trabalho é investigar quais modelos atômicos estão sendo utilizados em artigos que tratam da discussão e do desenvolvimento dos conceitos relacionados à estrutura da matéria a partir de uma análise documental exploratória. Preliminarmente percebe-se um número reduzido de artigos que tratam do conceito de estrutura da metèria em comparação com os que tratam apenas da aplicação de técnicas ou mecanismos de síntese de moléculas.
Descargas
Citas
Bachelard, G. (1978). A filosofia do não. In G. Bachelard. A filosofia do não; O novo espírito científico; A poética do espaço. Pessanha, J.A.M. (Org.) Ramos, J.J.M. et. al. (p. 15- 100). São Paulo: Abril Cultural.
Ludke, M. & André, M.E.D.A. (1986). Pesquisa em educação: Abordagens qualitativas. São Paulo: EPU. Melo, M. R., & Neto, E. D. L. (2013). Dificuldades de ensino e aprendizagem dos modelos atômicos em química. Química nova na escola, 35(2), 112-122.
Melzer, E. E. M., & Aires, J. A. (2015). A história do desenvolvimento da teoria atômica: um percurso de Dalton a Bohr. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, 11(22), 62-77.
Moura, C. B. & Guerra, A. (2016). Reflexões sobre o processo de construção da ciência na disciplina de química: um estudo de caso a partir da história dos modelos atômicos. Revista Electrónica de Investigación en educación en ciencias, v. 11, n. 2, p. 64-77.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Todo el trabajo debe ser original e inédito. La presentación de un artículo para publicación implica que el autor ha dado su consentimiento para que el artículo se reproduzca en cualquier momento y en cualquier forma que la revista Tecné, Episteme y Didaxis: TED considere apropiada. Los artículos son responsabilidad exclusiva de los autores y no necesariamente representan la opinión de la revista, ni de su editor. La recepción de un artículo no implicará ningún compromiso de la revista Tecné, Episteme y Didaxis: TED para su publicación. Sin embargo, de ser aceptado los autores cederán sus derechos patrimoniales a la Universidad Pedagógica Nacional para los fines pertinentes de reproducción, edición, distribución, exhibición y comunicación en Colombia y fuera de este país por medios impresos, electrónicos, CD ROM, Internet o cualquier otro medio conocido o por conocer. Los asuntos legales que puedan surgir luego de la publicación de los materiales en la revista son responsabilidad total de los autores. Cualquier artículo de esta revista se puede usar y citar siempre que se haga referencia a él correctamente.