GESTÃO DO CURRÍCULO IMPLICADO NA CRIAÇÃO DA NECESSIDADE DO ESTUDO ESCOLAR COM FOCO NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
Palabras clave:
Teoria da atividade, necessidade, motivo, educação, gestão escolarResumen
As dinâmicas do processo educativo escolar associadas com a gestão do currículo balizador dos processos de ensino e de
aprendizagem constituem um conjunto sistêmico de funções cujo principal elemento dinamizador está situado no desafio de criar a necessidade e o motivo do estudo nos educandos, colocando-os em atividade na escola, a partir, por sua vez, da condução pelo professor da atividade de ensino, segundo contribuições de Alexis Leontiev. Assumindo a atividade de ensino como principal e potencial mecanismo para criar o motivo e a necessidade do estudo escolar, neste trabalho é abordada a complexidade da gestão do currículo orientado por tal finalidade. Organizado metodologicamente em forma de ensaio teórico, este texto tem como objetivo explicitar contribuições do referencial leontieviano que fundamentam o entendimento da gestão escolar implicada no enfrentamento do desafio de criar a necessidade e o motivo de estudo nos educandos. Conclusões apontam entendimentos da Teoria da Atividade relevantes para a compreensão do pleno desenvolvimento humano, social, histórico e culturalmente implicado na educação escolar.
Descargas
Citas
Leontiev, A. (1978). O Desenvolvimento Do Psiquismo. São Paulo. Editora livros Horizonte Universitário.
Leontiev, A. N. (1980.). Atividade Consciência Personalidade. La Habana, Cuba: Pueblo y Educación.
Medeiros, J. B. (2000). Redação científica. 4 ed. São Paulo: Atlas.
Vigotski, L. (2008). Pensamento e Linguagem. (J. L. Camargo, Trad.) São Paulo, Brasil: Martins Fontes Editora Ltda
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Todo el trabajo debe ser original e inédito. La presentación de un artículo para publicación implica que el autor ha dado su consentimiento para que el artículo se reproduzca en cualquier momento y en cualquier forma que la revista Tecné, Episteme y Didaxis: TED considere apropiada. Los artículos son responsabilidad exclusiva de los autores y no necesariamente representan la opinión de la revista, ni de su editor. La recepción de un artículo no implicará ningún compromiso de la revista Tecné, Episteme y Didaxis: TED para su publicación. Sin embargo, de ser aceptado los autores cederán sus derechos patrimoniales a la Universidad Pedagógica Nacional para los fines pertinentes de reproducción, edición, distribución, exhibición y comunicación en Colombia y fuera de este país por medios impresos, electrónicos, CD ROM, Internet o cualquier otro medio conocido o por conocer. Los asuntos legales que puedan surgir luego de la publicación de los materiales en la revista son responsabilidad total de los autores. Cualquier artículo de esta revista se puede usar y citar siempre que se haga referencia a él correctamente.