2B050 Alternate Reality Game (ARG) como estratégia de ensino e aprendizagem da Química
Palabras clave:
Alternate Reality Game. Formação de Professores. Aprendizagem Baseada em Problemas. Gamificação. Inteligência Coletiva.Resumen
A educação científica busca continuadamente novas metodologias que possam facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, trazemos o Alternate Reality Game (ARG) como sugestão viável para o ensino de química, uma vez que este jogo apresenta algumas características que são fundamentais para a educação científica do século XXI, tais como, motivação, engajamento, criatividade, resolução de problemas, alto grau de imersão, da colaboração e cooperação. Há várias formas para elaborar um ARG, contudo, uma narrativa deve ser elaborada para conter os conteúdos pedagógicos que farão parte do jogo. O ARG elaborado foi aplicado a 32 discentes em formação inicial em ciências da natureza. Os resultados desse trabalho apontam para uma boa aceitação do jogo por parte dos alunos, manifestações de habilidade e competências, aquisição de múltiplos letramentos, etc.
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